Apresentação


O Ecomuseu Municipal do Seixal vai promover, ao longo do ano lectivo de 2010/2011, um atelier trimestral sobre representação arqueológica, à escala, de embarcações históricas e tradicionais.
A iniciativa denomina-se Atelier “Modelismo e Arqueologia Naval”, decorre no Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal, na Arrentela, um Sábado por trimestre e inclui uma exposição de modelos em construção, um workshop e uma conferência sobre modelismo e arqueologia naval.
A parte expositiva do atelier está aberta ao público em geral e é constituída por modelos realizados no âmbito das actividades de formação do Ecomuseu e por peças trazidas por participantes externos (sujeitas a selecção). Estas últimas deverão respeitar paradigmas de escala e de rigor construtivo e representar, por ordem de preferência, barcos do Tejo, embarcações nacionais, outros modelos construídos de raiz a partir de planos e/ou documentos originais e, por fim, modelos construídos e partir de caixas de construção comerciais em madeira.
Para cada sessão estão previstos workshops sobre técnicas de preparação e tratamento da madeira, confecção de poleame, colocação de aparelho, fundição de metais, pintura … e um conjunto de conferências sobre a história da construção naval da Antiguidade ao Renascimento, viagens e navegações, barcos tradicionais do Tejo …. (os temas concretos de cada sessão serão oportunamente anunciados).
As sessões do Atelier “Modelismo Naval e Arqueologia” decorrem entre as 10h00 e as 17h00, com intervalo para almoço, e realizam-se nas seguintes datas:
-1ª Sessão: Dia 4 de Dezembro de 2010;
-2ª Sessão: Dia 12 de Março de 2011;
-3ª Sessão: Dia 25 de Junho de 2011;
-4ª Sessão: Dia 26 de Novembro de 2011;
Este atelier pretende ser um ponto de encontro trimestral para quem faz do modelismo um instrumento privilegiado para o estudo, a preservação e a promoção do património marítimo e da história da náutica.
Aspectos burocráticos

O atelier é de livre acesso. No entanto, para apresentar peças à exposição e participar nos trabalho de formação é necessário realizar uma inscrição prévia, sem custos, por e-mail para carlos.montalvao@cm-seixal.pt , indicando nome, contactos e identificação do modelo a apresentar.
Os participantes são convidados a inscrever-se num almoço de confraternização, sendo que a refeição terá ementa e preço fixo previamente comunicado aos eventuais interessados.
A iniciativa possibilita o encontro e a troca de experiências e da saberes entre amadores e profissionais ligados à prática do modelismo e ao estudo arqueológico das embarcações históricas e tradicionais e é uma excelente oportunidade para vincar as potencialidades do modelismo naval enquanto instrumento privilegiado no fomento do estudo, da conservação e da promoção do património marítimo e da história da náutica.